milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Produtividade

7 ferramentas gratuitas de organização online + eBook gratuito

Atualizado em 30 de novembro, 2018

7 ferramentas gratuitas de organização online + eBook gratuito

7 ferramentas gratuitas de organização online + eBook gratuito

Neste exato momento, 38 milhões de mensagens são enviadas por Whatsapp, 3,7 milhões de buscas são feitas no Google, 187 milhões de e-mails são disparados e 375 mil aplicativos são baixados ao redor do mundo.

Esses números fazem parte do levantamento sobre o uso da internet em 2018, realizado por Lori Lewis e Chadd Callahan, da Cumulus Media, operadora de estações de rádio americana.

Eles refletem a rotina que vivemos: estamos sobrecarregados de dados.

Você já reparou que a qualquer hora quando olhamos o celular, há uma informação nova?

E é exatamente nessa falta de tempo que mora o perigo: com tanta coisa para ver mais tarde, nos perdemos em meio a navegação e nosso acervo digital fica caótico, segundo Gabriela Brasil, mentora do nosso próximo curso, que estreia em Julho, aqui na plataforma.

Fique atento (a) a essas dicas:

  • Manter-se organizado é uma tarefa que demanda dedicação
  • A boa notícia é que existem técnicas para nos ajudar a encarar esse desafio.
  • Livre-se do que não serve mais
  • Só mantenha os arquivos utilizados para consulta frequente
  • Fotos e links devem ser guardados
  • Hierarquize o conteúdo, como você faria para organizar pastas e documentos físicos
  • Organize pastas no seu pc ou celular, por ordem de relevância

Conheça ferramentas de organização online – todas com versões gratuitas – e escolha a que mais combina com você.

NOTÍCIAS

Essas são eficientes para unificar informações num local determinado, mas só funcionam se o usuário criar uma rotina diária de leitura. Senão, os dados se acumulam.

Feedly

Na versão grátis, o agregador de notícias permite que sejam selecionadas até 100 fontes de informações (jornais, revistas, sites, canais no youtube) para que você acompanhe as atualizações sobre temas de interesse. Os assuntos são organizados em pastas e é possível criar alertas de palavras-chave para que a plataforma selecione determinados assuntos.

Flipboard

É uma mistura de rede social e agregador de conteúdo e é possível seguir pessoas e veículos de mídia, separar assuntos de acordo com seu interesse e interagir com outros usuários do aplicativo por meio de curtidas e comentários. O aplicativo ainda cria revistas personalizadas para cada usuário. Também é possível formar grupos para dividir informações sobre determinados temas.

Google Notícias

Esse serviço foi lançado neste ano e substitui os aplicativos “Noticias e Clima” e “Play Banca” nos smartphones. Você pode salvar reportagens, tópicos e fontes, além de verificar a cobertura completa sobre os assuntos que mais lhe interessa. Os algorítimos do Google analisam suas preferências e alimentam automaticamente a seção “Para você”. Há inclusive as palavras mais “quentes” da web no momento. O conteúdo pode ser compartilhado nas redes sociais.

ARMAZENAMENTO

Concentram as informações de diversos dispositivos em um lugar só.

Dropbox

Com pacotes para pessoas física e jurídica, a plataforma oferece sincronização com serviços da Microsoft, o que significa ser possível gerenciar documentos do office, como textos, tabelas e apresentações e enviá-los por meio do serviço de email Outlook.

Google Drive

Conectado à conta do Google, oferece ferramenta de edição de diversos arquivos online, desde fotos até planilhas. Sem pagar nada, você pode guardar 15G. É possível compartilhar tudo pela plataforma e acessar os dados off-line.

LINKS

São para arquivar interesses futuros, tudo organizado em uma plataforma especifica.

Evernote Web Clipper

Ao adicionar esse aplicativo a seu navegador, você consegue salvar sites, imagens, perfis no Linkedin, e e-mails. As informações captadas são enviadas para seu perfil no Evernote, onde você pode organiza-las como desejar, além de adicionar comentários e compartilhá-las com outras pessoas.

Pocket

A extensão salva conteúdos de sites e redes sociais sem nenhuma propaganda. Você pode acessar as informações de qualquer dispositivo, mesmo se estiver off-line, e pedir que o app transforme textos em [áudios. Compartilhamentos são permitidos.

Google Keep

Além de agregar anotações pessoais, a ferramenta permite salvar links, imagens e vídeos. É diferente do Pocket, que coloca todo o conteúdo dos sites na própria plataforma, o Google Keep direciona o usuário para a página original por meio do navegador Google Chrome.

Clique e abaixo e baixe o ebook gratuito!